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quinta-feira, 18 de setembro de 2008

ensino fundamental de 9 anos.

A partir de 2007, o Ensino Fundamental da Escola ATIVA terá 9 anos, de acordo com a Lei Federal nº 11.114 de maio de 2005.
O Novo Ensino Fundamental, tão divulgado na mídia, nem é tão novo assim, pois o texto da lei federal nº 9394, de dezembro de 1996, permitia, mas não obrigava as escolas a implantá-lo, tanto é que em vários estados e em muitas unidades escolares o Ensino Fundamental de 9 anos já é realidade a alguns anos.

Na prática, para escolas que possuem os dois segmentos, se trata de uma mudança de nomenclatura, já que a última etapa da Educação Infantil foi incorporada ao Ensino Fundamental, ou seja, no caso da Escola ATIVA, os alunos do pré 2 ingressarão em 2007 no 1º ano do Ensino Fundamental e os alunos do pré 3, por sua vez, ingressarão no 2º ano do Ensino Fundamental.(O que corresponde à 1ª série no currículo seriado de 8 anos.)
Resolução nº 3 de 3/08/2005 – A antecipação de matrícula no Ensino Fundamental aos 6 anos implica na ampliação para 9 anos de duração, sem interferir na idade de conclusão – 14 anos. (A nomenclatura utilizada no quadro é o padrão que se encontra no texto da lei federal)

Creche - até os 3 anos

Pré -escola 4 a 5 anos


ano
6
anos


ano
7
anos


ano
8
anos


ano
9
anos


ano
10
anos


ano
11
anos


ano
12
anos


ano
13
anos


ano
14
anos

Educação Infantil de 0 a 5 anos

Ensino Fundamental dos 6 aos 14 anos

Como se pode observar, são poucas as alterações em relação às Escolas Particulares, visto que essas já realizavam a matrícula de 6 anos para a 1ª série do Ensino Fundamental. Esta lei trará implicações maiores para a Rede Pública de Ensino, principalmente em São Paulo, que terá que se estruturar para atender a uma grande demanda de alunos oriundos da Educação Infantil em suas unidades escolares de Ensino Fundamental.
Para viabilizar essa estrutura, conforme disposto na Lei de nº11.274, de 6/2/2006, os municípios, estados e o Distrito Federal terão prazo até 2010 para implementar a obrigatoriedade prevista na referida lei.

Outras mudanças já ocorreram na História da Educação do nosso país, mas, dessa vez, os alunos mais novos participarão dessa transição e, pela própria característica etária, facilmente irão se adaptar às mudanças estruturais, já que ao nível de conteúdo e planejamento serão respeitados os critérios de idade, o desenvolvimento intelectual e emocional dos alunos, sendo essa uma questão de bom senso e também uma indicação do Conselho Estadual de Educação.

A Escola ATIVA vem fazendo toda uma adequação com sua equipe pedagógica, no sentido de que os alunos compreendam essas mudanças e as incorporem com muita tranqüilidade.

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